Guia de solicitação de visto F-1 de estudante

Geralmente, o cidadão de um país estrangeiro que deseja entrar nos Estados Unidos deve primeiro obter um visto, seja um visto de não-imigrante para estadia temporária, seja um visto de imigrante para residência permanente. Você precisa de um visto de estudante para estudar nos Estados Unidos. O curso que você vai estudar e o tipo de escola que planeja frequentar determinam se você precisa de um visto F-1 ou um visto M-1. O guia abaixo fornece informações sobre a solicitação do visto F-1:

Como solicitar

  1. Selecione o curso e a universidade (uma instituição aprovada pelo SEVP – Programa para Estudantes e Visitantes de Intercâmbio) e faça sua inscrição.
  2. Você precisa ser aceito em uma escola.
  3. Solicite o Formulário I-20 [ou Formulário DS-2019 (J-1)] junto à universidade
  4. Pague a taxa SEVIS (Sistema de Informações de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio) – pague a taxa SEVIS I-901 pelo menos três dias úteis antes da entrevista para o visto; imprima o comprovante de pagamento. Para mais informações e para pagar online, visite o site do SEVP.
  5. Preencha o pedido de visto online
    • Pedido de Visto de Não-Imigrante online, formulário DS-160. Você deve:
      • preencher o pedido de visto online e
      • imprimir a página de confirmação do formulário de solicitação para levar à entrevista.
    • Foto – você fará o upload de sua foto durante o preenchimento do formulário online DS-160. Sua foto deve estar no formato definido nos Requisitos de Fotografia.
  6. Pague a taxa de solicitação de visto – Pague a taxa de solicitação de visto não reembolsável, caso seja solicitado a pagá-la antes da entrevista. Quando seu visto for aprovado, pode ser necessário pagar uma taxa de emissão de visto, se aplicável à sua nacionalidade. Consulte as instruções disponíveis no site da embaixada ou consulado onde você solicitará o visto para saber mais sobre o pagamento da taxa.
    • Agende e participe de uma entrevista para visto de estudante para os EUA. Agende uma entrevista no consulado/embaixada local dos EUA para obtenção do visto. Instruções e requisitos específicos podem ser encontrados no site do consulado/embaixada.
      • Solicite seu visto com a maior antecedência possível. Muitos consulados/embaixadas não fazem agendamento para viagens com antecedência maior que 90 dias, embora alguns possam fazê-lo.
    • Leve toda a documentação necessária para a entrevista para o visto. Confirme com o consulado/embaixada qual é a documentação necessária. Segue abaixo uma checklist geral:
      • Passaporte com validade mínima de seis meses
      • Formulário I-20 ou Formulário DS-2019 da universidade escolhida (com sua assinatura na página 1)
      • Comprovante de admissão na universidade
      • Formulário(s) de solicitação de visto preenchido(s) e assinado(s)
      • Fotografias(s) no formato requerido
      • Comprovante de pagamento da(s) taxa(s) de visto(s)
      • Comprovante de pagamento da taxa SEVIS I-901
        • Se você não recebeu o comprovante oficial pelo correio confirmando o pagamento e pagou a taxa eletronicamente, o consulado aceitará o recibo temporário impresso pelo computador. Se você não tiver o comprovante, o consulado pode consultar seu pagamento eletronicamente.
      • Documentos que comprovem que você possui fundos suficientes para arcar com as mensalidades e despesas de moradia durante o primeiro ano de seu programa (confirme com o consulado/embaixada exatamente que tipos de documentos são aceitáveis)
      • Qualquer informação que comprove que você voltará ao seu país de origem depois de terminar seus estudos nos EUA. Você pode apresentar documentos que comprovem a titularidade de propriedade(s), que você possui família ou outros laços com a comunidade.

Documentação necessária

  1. Passaporte válido para viagens aos Estados Unidos - Seu passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses após seu período de permanência nos Estados Unidos (a menos que seja isento por acordos específicos firmados com seu país de origem). Se mais de uma pessoa for viajar com você, cada pessoa que precise de um visto deve fazer uma solicitação separada.
  2. Pedido de Visto de Não-Imigrante, página de confirmação do Formulário DS-160
  3. Comprovante de pagamento da taxa de solicitação, caso seja solicitado a pagá-la antes da entrevista.
  4. Foto – você fará o upload de sua foto durante o preenchimento do formulário online DS-160. Se o upload da foto falhar, você deve levar uma foto impressa no formato definido nos Requisitos de Fotografia.
  5. Certificado de Elegibilidade para Estudantes Não-Imigrantes (F-1) Acadêmicos e de Idiomas Formulário I-20 [ou Certificado de Elegibilidade para Estudantes Não-Imigrantes (M-1) de cursos profissionalizantes, Formulário I-20] – Sua escola enviará a você o Formulário I-20 gerado pelo SEVIS, assim que inserir suas informações na base de dados do sistema. Você e o representante da escola devem assinar o Formulário I-20. Todos os estudantes, seus cônjuges e filhos menores, se também pretendem residir nos Estados Unidos, devem estar registrados no Sistema de Informações de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVIS). Cada pessoa recebe um formulário I-20 individual.

Documentação adicional que pode ser necessária

Consulte as instruções disponíveis no site da embaixada ou consulado onde você solicitará o visto. Documentos adicionais podem ser solicitados a fim de determinar se você está qualificado. Entre esses documentos adicionais solicitados estão:

  1. Sua formação acadêmica, tais como:
    • Históricos escolares, diplomas ou certificados de conclusão de curso das escolas que você frequentou; e
    • Notas de avaliações exigidas pela sua escola nos EUA;
  2. Sua intenção de deixar os Estados Unidos após a conclusão do curso que você vai estudar;
  3. Como você vai pagar todas as despesas com educação, moradia e viagem.

Observação: O visto de entrada permite que um cidadão estrangeiro viaje até um ponto de entrada nos EUA e solicite permissão ao oficial de imigração norte-americano para entrar no país; não é garantia automática de entrada nos EUA.